10 alimentos ricos em fibras e fáceis de encontrar

As fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino.

Veja 10 alimentos que estão na lista dos mais ricos em fibras e que são bem fáceis de encontrar e consumir no dia-a-dia.

As fibras estão diretamente relacionadas a uma série de eventos nutricionais e fisiológicos benéficos à saúde. Como benefício mais conhecido, elas são essenciais para bom o funcionamento do intestino, protegendo-o contra a obstipação – o famoso “intestino preso”. Além disso, as fibras também são aliadas na manutenção do peso corporal, já que contribuem para a promoção da sensação de saciedade, evitando o pico de glicose no sangue após as refeições.

“Ao consumirmos refeições com carboidratos simples, como açúcar de mesa, mel, pães e massas com grãos refinados, entre outros, aumentamos rapidamente o nível de glicose no sangue, promovendo mecanismos hormonais que favorecem o acúmulo de peso e a sensação precoce de fome. Quando consumimos alimentos ricos em fibrasdeixamos esse processo mais lento, fazendo com que a sensação de saciedade permaneça por mais tempo e, consequentemente, demorando mais para sentir fome novamente”, explica Laís Aliberti, nutricionista da Unilever .

Segundo Ingrid Bigotto, nuticionista da Oligo Flora Franchising , existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis, cada uma com funções diferentes. “As fibras solúveis são responsáveis pelo aumento da saciedade, melhora do funcionamento do intestino, controle do colesterol e diabetes. Já as insolúveis aumentam o peso e maciez do bolo fecal, acelerando o trânsito intestinal”, afirma ela.

Onde encontrar as fibras

De maneira geral, para não errar na quantidade de fibras devemos consumir diariamente hortaliças (legumes e verduras), frutas e sempre preferir alimentos integrais aos refinados, de acordo com Laís Aliberti. “Apesar de não termos o costume de consumir alimentos integrais no nosso dia a dia e muitos dizerem que não gostam do sabor, é necessário um esforço para que o paladar se acostume. Não vale desistir na primeira tentativa!”, indica a nutricionista.

Laís listou 10 alimentos que são ricos em fibras e super fáceis de encontrar e consumir no dia a dia. Confira!

– Dióspiro: cada unidade fornece 7,3 g de fibras solúveis;
– Feijão: 1 concha tem o mesmo que 1 caqui chocolate: 7,3 g de fibras solúveis;
– Goiaba branca: 1 unidade e meia, com casca, apresentam 6 g de fibras solúveis;
– Arroz integral cozido: 4 colheres (sopa) possuem 3,8 g de fibras insolúveis;
– Pão de forma de trigo integral: 2 fatias apresentam 3,5 g de fibras insolúveis;
– Ameixa crua: 4 unidades da fruta fornecem 3,4 g de fibras solúveis;
– Pipoca: 2 xícaras e meia (chá) proporcionam 3,2 g de fibras solúveis;
– Aveia: 4 colheres (sopa) contêm 3,3 g de fibras solúveis;
– Alface: 15 folhas apresentam 2,8 g de fibras insolúveis;
– Beterraba: fornece 1,4 g de fibras insolúveis a cada 2 colheres (sopa).

Mas vale lembrar que o bom funcionamento intestinal não está relacionado somente ao consumo das fibras. “Beber água e praticar atividade física também são essenciais para a conquista desse objetivo”, salienta Laís.

FONTE: Baú das Ideias

Leave a comment

Your email address will not be published.


*