10 hábitos de um gestor de sucesso

Em sua jornada pessoal e profissional, é comum você desviar um pouco do caminho que nos leva as nossas metas e objetivos. Mas, ao estruturar uma base sólida de conhecimento e adotar atitudes que sustentem o desenvolvimento contínuo, garante que o percurso rumo ao sucesso seja mantido.

Entre os desejos profissionais que almejamos está o de ocupar um cargo de gestão. Ao alcançá-lo, somos tomados por uma alegria imensa e uma sensação de vitória indescritível. O que poucos sabem é que esse é só o começo de uma jornada que ainda tem muito conhecimento a ser adquirido. Para ganhar destaque, é necessário rever o nosso mindset e adotar atitudes que nos ajudem a sustentar a base do desenvolvimento contínuo.

Quer chegar lá? Então saiba quais são os 10 hábitos de um gestor de sucesso:

1. Capacidade de mediar e resolver conflitos

Por sermos todos humanos, dentro do ambiente de trabalho você terá que lidar com as diferenças. Essas diferenças, eventualmente, darão vez aos conflitos, que devem ser mediados e resolvidos pelo gestor — claro, desde que haja a necessidade de interferência.

Além de não tomar partido, um gestor de sucesso consegue adotar uma postura racional para colocar um ponto final nos atritos, direcionando essa energia para as tarefas, metas e prazos.

2. Sabe dar e receber feedbacks

Você já deve ter visto na internet aquelas charges que apresentam as diferenças entre um líder e o chefe, não é verdade? O gestor de sucesso, nesse caso, é o líder. Ele sabe dar e receber feedbacks. Quando vai conversar com um de seus colaboradores, consegue listar todos os pontos positivos e os que podem ser melhorados de maneira construtiva.

Da mesma forma, ele sabe receber bem a opinião de seus colaboradores.

3. Tem resiliência

Por mais que uma situação não saia como o previsto, você jamais verá o gestor de sucesso gritando ou saindo do seu centro. Mesmo diante das dificuldades, ele tem calma e paciência para analisar cada situação e tomar a decisão correta que levará à resolução de cada problema.

4. Desejo contínuo de aprender

Um bom gestor não se contenta com o que sabe. Para ele, aprender é fundamental, e faz isso com todos os colaboradores, independentemente de seus postos ou formação escolar.

Ele participa de workshops, cursos, atividades, encontros e redes de relacionamento.

5. Iniciativa e proatividade, sem medo de arriscar

Não existe zona de conforto para o gestor de sucesso. Ele sempre tem iniciativa diante das situações e proatividade para tomar a frente em um plano de ação ou dar uma simples ajuda.

Suas ideias geralmente são inovadoras e ele não tem medo de arriscar.

6. Metas definidas e comunicadas com clareza

O time que trabalha com um gestor de sucesso conhece cada uma das metas definidas, pois elas sempre são comunicadas com clareza. Tudo está sempre tão detalhado e ao alcance de todos que é praticamente impossível se esquecer de algo.

7. Pensamento adaptado para todos os prazos

O gestor de sucesso sabe priorizar. Ele tem claro em sua mente que tudo pode ser organizado em prazos curtos, médios e longos.

Faz parte de sua organização saber o que é e o que não é urgente, entregando as tarefas sempre em dia.

8. Não centraliza tudo em si

Saber delegar tarefas é mais um hábito do gestor de sucesso. Por que centralizar tudo em si? Ele conhece a equipe que gere e sabe do potencial de cada um, valorizando o que há de melhor.

9. Investe na gestão de pessoas

O gestor de sucesso entende que uma nova contratação é mais onerosa para a empresa do que o investimento em capacitação. Por esse motivo, ele investe na gestão de pessoas e combina seu estilo com o dos colaboradores visando resultados mais rápidos e expressivos.

10. São recomendados por gestores, colaboradores e outros colegas

Você reconhece um gestor de sucesso por suas ações e também pelo que outros gestores, colaboradores e colegas têm a dizer sobre ele. Se o time todo o recomenda, ele com certeza desempenha um papel fundamental na organização.

Fonte: Impactplayer