11 melhores livros sobre Vida Saudável que todos devem ler

O funcionamento do seu organismo está em pleno estado de normalidade? Para se ter saúde, é preciso viver com boa disposição física e mental. Além disso, a OMS – Organização Mundial da Saúde – inclui como definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos. Mas você tem conhecimento sobre o que fazer para estar com a saúde em dia? Se a resposta foi não, confira neste post os 11 melhores livros sobre vida saudável que todos devem ler.

Vida saudável começa com consultas regulares

É importante salientar que mesmo com muita informação sobre como ter uma vida saudável, não devemos abrir mão de irmos regularmente a um médico pelo plano de saúde, só ele saberá indicar os melhores alimentos, hábitos e atividades físicas para uma vida completamente saudável em qualquer idade.

Se você ainda não possui um plano, clique aqui e solicite uma simulação online. O que importa é não deixar de cuidar da sua saúde para viver mais!

Confira agora os 11 melhores livros sobre vida saudável que todos devem ler.

Melhores livros sobre vida saudável

Gorduras Inteligentes: Schmidt, Michael A.

Você sabia que grande parte do cérebro é constituída gordura? Seu cérebro tem mais de 60% de gordura. Por isso, o ato de consumirmos óleos e gorduras tem um profundo efeito sobre a estrutura e função cerebrais.

Neste livro, o Dr. Schimidt revela como gorduras especificas podem transformar pessoas ao afetar as operações vitais do cérebro.

Este conceito – de que o cérebro depende muito das gorduras, e do tipo certo delas, reformulará seu entendimento a respeito das ligações entre o funcionamento mental, sistema nervoso e a dieta. Vale muito a leitura de Gorduras Inteligentes.

2 – Por que engordamos e o que fazer para evitar: Taubes, Gary

A obesidade é um fato triste vivenciado por muito por todo o mundo. Somente no Brasil, quase metade da população já está acima do peso. O grande culpado disto é a comida em excesso ou dos alimentos errados e também do sedentarismo.

Por isso, o autor Gary Taubes, jornalista científico bastante prestigiado, diz que pensar assim faz com que as pessoas sejam acusadas de falta de força de vontade, quando na verdade, a receita para emagrecer não dá certo porque esses não são os fatores-chave do círculo vicioso da obesidade.

A razão de engordarmos estaria baseada em uma disfunção metabólica: comemos mais por estarmos engordando, e não o contrário.  Não perca o conteúdo do Por que engordamos e o que fazer para evitar.

3 – Mexa-se. Atividade física, saúde e bem-estar: Saba, Fabio

Corpo e alma, mais que 2 entidades separadas são metades de uma mesma única e indivisível unidade; o ser humano pleno e completo.

No livro Mexa-se, Atividade Física, Saúde e Bem Estar, o professor Fabio Saba enfatiza a ideia de que o homem é formado da interação destes 2 elementos inseparáveis e aborda com muita clareza, suas idéias e teses comprovadas.

4 – O poder do hábito: Duhigg, Charles

O livro O Poder do Hábito é uma forma de estudar profundamente os hábitos. O autor nos mostra como funcionam e explica como podem ser transformados.

O ato de conseguir mudar algum hábito no que diz respeito a sua saúde pode mudar radicalmente sua vida. Por exemplo, se você, ao invés de pegar o elevador, subir lances de escada, estará saindo de sua zona de conforto e, de certa forma, saindo do sedentarismo.

Além disso, pequenas mudanças de hábito trazem resultados positivos na sua produtividade, estabilidade financeira e até mesmo na sua felicidade. Vale a pena!

5 – Chique é ser saudável: Bernardes, Heloisa.

Bom mesmo é emagrecer comendo bem, não é mesmo? Neste livro, Heloisa ensina que para ser saudável, não temos que abandonar as delícias da culinária!

Chique é ser Saudável aborda que chocolates, vinhos, pimentas e até o tradicional cafezinho não só não fazem mal, como são recomendadíssimos para quem quer ter uma alimentação adequada, gostosa e chique. Com este livro, você verá que ingestão de alimentos saborosos pode sim ser aliado à elegância.

6 – Medicina Alternativa de A a Z: Spethmann, Carlos Nascimento

Pesquisas acadêmicas recomendam que a prática terapêutica para promover uma vida saudável deve ser composta por frutas, legumes, plantas, argila e água.

Medicina Alternativa de A a Z já tem mais de 500 mil exemplares vendidos e tornou-se uma das principais referências em tratamentos naturais no Brasil. Com ele, você irá descobrir como tratar mais de 250 doenças através de recursos naturais com mais de 1.500 receitas.

7 – A doença como caminho: Dethlefsen, Thorwald

Neste livro, os autores abordam uma forma de demonstrar o significado mais profundo das doenças com base na ideia de que todo sintoma é um alerta da alma para uma carência essencial.

Compreender os diversos sintomas clínicos abre uma porta para o autoconhecimento. A Doença como Caminho é para aquelas pessoas que estão preparadas para abandonar velhos hábitos e noções tradicionais sobre as variadas doenças.

8 – Envelhecimento e Atividade Física: Shephard, Roy J.

No livro Envelhecimento e Atividade Física tem o autor considerado uma das autoridades mundiais em ciência do exercício e aborda, através da literatura científica, as mudanças fisiológicas advindas do envelhecimento e o quanto a atividade regular pode afetar o processo.

Já são mais de 1.700 referências que tornam este livro uma excelente fonte para aqueles que querem investigar áreas específicas do envelhecimento e da atividade.

9 – Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos: Reader’s Digest

Alimentos saudáveis, Alimentos Perigosos aborda praticamente todos os aspectos relacionados à alimentação, desde os principais componentes de uma alimentação equilibrada até as doenças que podem ser curadas e evitadas pela ingestão ou não de certas comidas.

O livro faz uma análise minuciosa de cada alimento (fruta, legume, cereal ou carne), de acordo com seus nutrientes e mostra seus benefícios e inconvenientes.

Ter uma vida saudável ficou fácil, graças a esse livro, pois mostra quais alimentos devem ser ingeridos ou evitados em caso de doenças relacionadas à alimentação, como alergias, anemias, perda de apetite, obesidade, prisão de ventre, intoxicações alimentares e úlceras, e também outros males que não estão diretamente ligados à alimentação, como artrite, fraturas, mal de Parkinson, queimaduras ou sarampo.

10 – Guia prático da vida saudável: Carroll, Stephen

O Guia Prático da Vida Saudável é um livro perfeito para quem quer uma vida saudável, pois explica como funciona o corpo, uma alimentação saudável e os efeitos causados pelo álcool, o fumo e as drogas, além de orientar os leitores a se manterem em forma, controlar o peso e administrar o estresse.

11 – Atividade Física adaptada: Gorgatti, Márcia Greguol

O livro Atividade Física Adaptada apresenta informações importantes sobre educação física, esporte, fisioterapia, terapia ocupacional e outras para pessoas que apresentam condições especiais, enfatizando que todos podem ter uma vida saudável de acordo com suas limitações.

Fonte: Plano de Saúde