Alimentação saudável e seus benefícios

Para manter o funcionamento do organismo todo ser vivo precisa de uma alimentação equilibrada, comer é fundamental para a sobrevivência. E comer bem e corretamente é essencial para uma boa qualidade de vida. A alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. O correto não é simplesmente comer pouco por que pode causar déficit de nutrientes. É preciso cautela para não diminuir a quantidade de nutrientes necessária ao bom funcionamento do nosso corpo.

Teoricamente, o principal nutriente energético é o carboidrato. Porém, é mais saudável optar por carboidratos de vegetais crus a porções de arroz, massas e pães. Vitaminas e sais minerais também são extraídos de vegetais. A principal fonte de proteína são os alimentos de origem animal. Porém, a gordura animal deve ser evitada, pois aumenta as taxas de colesterol ruim. É recomendável dar preferência a gorduras líquidas, azeite de oliva e semente como amendoim.  Ressalta-se que cada alimento tem seu valor nutritivo, as frutas, por exemplo, acumulam grande de água e sair minerais, principalmente cálcio, sódio e potássio.

O ferro auxilia na oxigenação do organismo ajudando o desempenho das funções cerebrais. As frutas também fornecem calorias, fibras e vários outros nutrientes que regulam outros mecanismos e previnem doenças degenerativas, como: câncer de estômago, esôfago, intestino e pulmão, além de doenças cardiovasculares

Benefícios da Alimentação Saudável

A alimentação tem um papel muito importante na saúde, trazendo benefícios como:

  • Dar energia, que é essencial para andar, pensar, estudar ou brincar, por exemplo;
  • Prevenir doenças, pois os alimentos têm o poder tanto de causar quanto de prevenir doenças como câncer, problemas cardíacos e mau funcionamento dos órgãos;
  • Propiciar o crescimento e a renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos;
  • Melhorar o rendimento e a concentração, pois favorece o bom funcionamento da memória e de todo o sistema nervoso;
  • Dar mais disposição, pois o metabolismo funciona melhor;
  • Regular a produção de hormôniose evitar problemas como doenças da tireoide, insônia e infertilidade.

Para obter maiores benefícios, além da alimentação também é importante praticar regularmente atividade física, pois o exercício contribui para o ganho de massa muscular e perda de gordura, além de aumentar a disposição.

 

Unimed Curitiba lança livro “Sabor com S de Saúde”

 

Para mostrar que é possível comer bem e de forma saudável, a Unimed Curitiba acaba de lançar o livro de receitas “Sabor com S de Saúde” – uma iniciativa da cooperativa em parceria com a chef Gabriela Vilar de Carvalho, do Quintana Gastronomia. O livro, com diversas receitas saborosas, nutritivas e ilustradas, está disponível gratuitamente para incentivar a população a descobrir que comer bem é mais fácil do que se imagina.

No Sistema Unimed, o incentivo e a promoção à saúde e a prevenção de doenças é uma constante. Um dos exemplos é o movimento institucional ‘Mude1Hábito’, uma campanha de conscientização que embasa todas as ações relacionadas à qualidade de vida e ao bem-estar.

“Sabor com S de Saúde” traz receitas para o preparo de refeições completas, com opções de sopas, peixes e farofas, até sucos e sobremesas. O livro também celebra o Dia Mundial da Alimentação Saudável, comemorado em 16 de outubro, e está disponível para download pelo link: www.unimedcuritiba.com.br/saborsaude