Como Posso Empreender na Área da Saúde?

Para responder essa questão precisamos em primeiro lugar pensar o que significa empreender: significa necessariamente abrir uma nova empresa? Significa criar um produto totalmente novo com uma tecnologia jamais vista no mercado? Vejamos o que dizem alguns sites em português sobre o assunto:

Na wikipedia encontramos o significado de empreendedor (mas não de empreender):

“Empreendedor é o termo utilizado para identificar o indivíduo que dá início a uma organização. Muitos como Bill Gates e Mark Zuckerberg ficaram famosos por criarem organizações que realizaram inovações em seus setores. Apesar disso, o empreendedor não é somente aquele que inova, com muitos empreendedores criando empresas em setores tradicionais, como o banqueiroAmador Aguiar”

Aqui o significado fica bastante ligado à criação de uma empresa. Buscando na internet uma definição mais informal, encontrei esta abaixo, do “Dicionário Informal:

“Criar opções de melhor desempenho, ganho ou lucro. Transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade ter idéias inovadoras e desafiadoras. Capacidade de enxergar além do cotidiano, solucionar com habilidade e criatividade. Ter visão de dono”

Gostei dessa segunda versão, me parece mais próxima da minha visão pessoal. Empreender, no meu ponto de vista, tem a ver com criar uma nova forma de fazer o mesmo (um trabalho, uma tarefa, uma ação) de modo a resolver necessidades imediatas de um grupo de pessoas.

Portanto, voltando à nossa pergunta inicial: “como eu posso empreender na área da saúde”, tenho que a resposta seja: criando mecanismos novos e melhores de resolver a necessidades de seus clientes/pacientes/público. Não necessariamente você precisa criar uma startup para tanto, o processo pode se iniciar internamente à sua empresa, instituição ou consultório; se você conseguir realmente resolver necessidades e deixar seus clientes/pacientes mais felizes, há grandes chances de que essa inovação atraia o interesse de investidores e parceiros e logo se torne um novo produto disponível no mercado, ou uma nova empresa, um novo serviço a ser prestado etc. E assim, a partir de sua atitude empreendedora inicial (que lhe parecia algo natural, apenas uma forma mais eficaz de fazer o mesmo) você pode vir a ser o diretor de uma startup na área da saúde e passar atuar mais diretamente ligado a empreendedorismo e inovação.

São milhares de ideias para empreender na área da saúde, e muitas delas no início não necessitam de nenhum investimento ou grandes mudanças (pequenas alterações na forma de organizar um consultório, uma associação de médicos ou um hospital por 00exemplo), envolvem apenas empenho e a vontade de tornar o dia-a-dia das pessoas melhor.

Sou uma grande fã de medicina (são vários médicos em minha família, inclusive meus pais!) e acredito que a área médica esteja borbulhando de oportunidades para empreender. Se você percebeu que existe um jeito melhor ou um jeito novo de resolver as necessidades das pessoas/pacientes/clientes na área médica, vá fundo e acredite, essa pode ser a sua oportunidade de ajudar milhares de pessoas.

Fonte: Saúde Business