CONHEÇA O CROSS PILATES

Imagine juntar exercícios do treinamento funcional com princípios do pilates. A combinação existe e se chama cross pilates, uma modalidade inovadora que promove não apenas condicionamento físico, como ajuda na correção da postura, melhora o metabolismo contribuindo para o emagrecimento e também permite ganhos significativos de força muscular, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, entre outros benefícios.
Como explica a fisioterapeuta Alice Magalhães, proprietária do Apoena Studio Pilates e especialista no método, o cross pilates surgiu da necessidade de produzir estímulos para gerar mais força muscular e de tornar os exercícios mais dinâmicos e próximos da realidade diária. “Assim, inclui desde o treinamento de simples movimentos do cotidiano, como agachar, girar, puxar, abaixar, empurrar e levantar, aos mais elaborados pertinentes à prática esportiva e de alto rendimento. Tudo isso dentro dos padrões de movimentos funcionais, ou seja, parecidos com os movimentos realizados no dia a dia, em casa, no trabalho ou na prática esportiva”, explica a especialista.
Em relação ao pilates convencional, a diferença do cross pilates é basicamente a inclusão de exercícios mais intensos, com velocidade, força e potência. Os equipamentos também são diferentes. “São maiores e mais fortes, com design completamente robusto e arrojado, de alta resistência e estabilidade, possibilitando a execução de movimentos variados com cargas e velocidades mais elevadas, necessários para os programas de treinamento de força e potência”, afirma Alice Magalhães.
Quem pode praticarCadilac
De acordo com a fisioterapeuta, qualquer pessoa pode praticar cross pilates, desde que passe por uma avaliação com o fisioterapeuta ou educador físico antes de iniciar. “O cross pilates é indicado para público que busca boa forma física, mas não se adapta aos treinamentos físicos convencionais. Está indicado também para o público que já pratica o pilates convencional e quer mais desafios, desde que respeitando os limites individuais de cada pessoa. É indicado ainda para atletas de alto rendimento e para prevenção e tratamento das lesões em esportistas”, elenca Alice Magalhães.
Tanto fisioterapeutas como educadores físicos podem ser capacitados no método. Especialistas orientam que portadores de distúrbios físicos, em fase de tratamento ou em manutenção pós-tratamento que desejam melhorar sua saúde sejam atendidos por fisioterapeutas especialistas na modalidade. “O cross pilates, também pode ser praticado com a supervisão dos profissionais de educação física, para o público que queira manter sua qualidade de vida e bem-estar, visando a parte estética ou que buscam o alto rendimento”, indica Alice Magalhães.

FONTE: Saúde e Beleza