Dry Needling

Técnica inédita no Brasil é um dos assuntos do 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual

O 4º Simpósio Internacional de Terapia Manual (SITM) acontece de 20 a 23 de junho em Camboriú/SC. Um dos maiores eventos no Brasil do segmento, trará diversos cursos e assuntos, entre eles o de “Dry Needling na região Lombopélvica e extremidades inferiores”, que consiste no procedimento de agulhamento a seco. A aula será aplicada pelo PhD do tema, professor Firas Mourad, da Itália.

O método Dry Needling é fundamentado em diagnósticos ocidentais. A abordagem proposta neste curso é diferenciada e inédita no Brasil. O conteúdo programático diz respeito a técnicas superficiais e profundas aplicadas em tratamentos musculoesqueléticos; lombopélvicas; extremidades inferiores de agulhamento em trigger points, chamados de Pontos Gatilhos – os quais atuam no auxílio do alívio das dores no corpo. 

Durante o curso, os alunos aprenderão protocolos específicos relacionados a musculoesqueléticas, bem como diretrizes baseadas em evidências de recomendações dos pontos considerados chaves e as dosagens recomendadas no procedimento Dry Needling.

Serão apresentadas também as mais recentes evidências científicas que comprovam os efeitos mecânicos, analgésicos, neurofisiológicos, químicos e hormonais, além dos estudos de imagens cerebrais, os quais tem demonstrado que o agulhamento em pontos distintos aos pontos gatilhos, estimula os sistemas inibitórios de dor e áreas do cérebro correspondentes ao controle dela.

O evento é aberto a fisioterapeutas, massoterapeutas e estudantes da área da saúde. O curso de Dry Needling terá tradução simultânea, pelo fato de ser ministrada por um professor estrangeiro.

Serviço:

Curso de Introdução às técnicas de Dry Needling

22 de junho, às 08h.

Infinity Blue- Resort e Spa

Av. Rui Barbosa, 1000 – Balneário Camboriú / Santa Catarina.