Inventor do RPG fala sobre os benefícios da técnica

Esteve nos estúdios da RICTV, nesta quarta-feira (04/05), o fisioterapeuta francês e inventor da técnica de Reeducação Postural Global (RPG), Philippe Souchard. Ele fala sobre a atividade, que combate a má postura do corpo e auxilia no tratamento e prevenção de dores no organismo. 

Doutor, todo mundo pode fazer RPG?

Todo mundo, porque o modo de fazer é progressivo, lento, doce, tanto para crianças e para idosos. Não temos limite além do limite da própria Fisioterapia. É um método para ser aplicado por fisioterapeutas.

Quando a gente fala em Fisioterapia, a gente pensa assim: “Machuquei meu braço, vou tratar meu braço.” A RPG muda um pouco essa visão?

Sim. Temos uma visão global. A noção é de que todos os nossos problemas vêm do encurtamento muscular geral e que vai deformar o corpo. E assim queremos esticar um segmento, o que gera depois compensações. Temos que evitar essa compensação. É assim que podemos modificar a postura das pessoas e, modificando a postura, podemos resolver os problemas de dores. 90% da população no mundo já sofreu, sofre ou vai sofrer de dores articulares.

Essas dores são absolutamente incômodas. Às vezes a dor é no braço, mas a causa do problema não está no braço, está em outro local. Por isso que se trata como um todo?

Pode ser um trauma direto, um acidente de trabalho ou pode ser só por causa da postura, em particular da coluna vertebral, devido a algumas profissões modernas. Sentado em frente ao computador ou quando não soube o pedreiro levantar peso. A dor da coluna vertebral é a “praga moderna”, então temos tratar de um modo eficaz e imediato, mas dando também uma possibilidade de duração ao corrigir a causa, as deformações do corpo. Assim podemos garantir um trabalho imediato, econômico e que vai durar.

E a má postura é um desses principais danos, doutor?

Sim. Pode ser todas as coisas possíveis. Pode ser também o estresse da vida moderna. É bom evitar o estresse. Eu, por exemplo, vivo nos aeroportos. Saio de um avião para entrar em outro. Chego assim, meio torto. Então temos que esticar e remodelar a postura para evitar depois as consequências das dores. Quem é que não sofre com a coluna vertebral?

Então, para finalizar, qualquer pessoa pode fazer e o resultado é imediato?

Depende da patologia. Você vai perguntar a um médico, ele vai dizer que vai depender da patologia. Eu estou aqui em Curitiba para ministrar um curso para escoliose. Uma escoliose vai precisar de um pouco mais de tempo. Mas para uma hérnia, uma discopatia, um problema da coluna vertebral, o objetivo é resolver quase que imediatamente.

Fonte: www.ricmais.com.br/parana-no-ar

Transcrição da entrevista: Faculdade Inspirar por Cláudia Prati

Leave a comment

Your email address will not be published.


*