O que faz um educador físico?

Desde pequenos, nos deparamos com educadores físicos. No ensino fundamental, as melhores aulas são aquelas que nos tiram da sala. Apesar da simpatia pela tia ou tio dos esportes, você sabe realmente quais são as atribuições deles? Este profissional organiza e supervisiona programas de exercícios. Pode também auxiliar no tratamento de portadores de deficiência e na preparação de atletas.

Para você trabalhar na área, é necessário que ingresse no curso de Educação Física. Você tem duas opções: o bacharelado e a licenciatura. A primeira modalidade tem duração de quatro anos. A segunda, varia, e, em média, dura entre três e quatro anos. As matérias são semelhantes – o currículo é recheado de disciplinas de Ciências Biológicas -, porém, a partir do terceiro ano, os licenciados se deparam com temas relacionados à psicologia e pedagogia.

” – E o mercado de trabalho?”, você pergunta. Olha, não está fácil para nenhum profissional, mas, com a valorização de uma vida mais saudável, há bastante vagas. A maior parte dos postos estão em academias de ginásticas e escolas. Há também a possibilidade de trabalhar em clubes, resorts e empresas privadas, promovendo atividades de recreação.

Bacana, não? Abaixo, preparamos uma lista de campos de atuação que você pode explorar. Dá uma olhadinha e bons estudos!

// O que você pode fazer

Condicionamento físico

Auxiliar na realização de exercícios individuais como personal trainer, em clubes, academias de ginástica ou empresas.

Ensino

Dar aulas na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.

Grupos especiais

Instruir e acompanhar idosos, gestantes, adultos e crianças deficientes, cardíacos e doentes em atividades físicas que beneficiem a saúde.

Performance

Orientar indivíduos e equipes nos processos de treinamento e competição nas modalidades esportivas.

Recreação

Entreter hóspedes, associados e turistas em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios.

Turismo ecológico

Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Turismo ecológico

Coordenar atividades ao ar livre, como montanhismo e exploração de cavernas.

Fonte: Guia do Estudante