O VERÃO ESTÁ SÓ COMEÇANDO! CONFIRA DICAS PARA APROVEITAR AS FÉRIAS DE JANEIRO COMO MUITA SAÚDE!

Janeiro é mês de férias, sol, praia, viagens, calor e lazer. Neste período é comum relaxar com os cuidados na alimentação, porém para aproveitar o verão com saúde é fundamental manter uma rotina alimentar adequada e não abandonar as atividades físicas.

Uma das grandes aspirações das férias é deixar de levantar tão cedo. Sim, devemos descansar, mas não precisamos levantar depois das 9h. Afinal, já serão 2 ou 3h a mais de sono diário, para quem se levanta normalmente às 6 ou 7h. Levantar após as 9h compromete o ritmo alimentar do dia e o sono noturno, dificulta a programação do período da manhã e faz com que percamos a melhor hora do sol de verão.

Com a chegada da estação mais quente do ano vem a preocupação em exibir um corpo saudável e em forma. Mas é fundamental ter cuidados extras na hora da alimentação para evitar intoxicações, viroses e outros problemas. As ocorrências de intoxicações alimentares tendem a se acentuar nesta época do ano. A temperatura alta pode predispor à deterioração acelerada dos alimentos, principalmente os que precisam de refrigeração. Fique atento quanto à higienização dos alimentos, armazenamento e transporte. Outro ponto que vale ressaltar é a higiene das mãos, lave-as sempre com água e sabão antes das refeições.

As férias são um tempo para descanso, uma pausa na correria do dia-a-dia, quando temos mais tempo livre para curtir a família, os amigos e para se alimentar melhor. Porém, o que percebemos é uma total desorganização, muitas vezes acompanhada por exageros alimentares, mudança no ritmo de sono e um maior sedentarismo. Neste ritmo, corremos grandes riscos de terminar as férias com a sensação de que perdemos tempo, não descansamos e até ganhamos peso.

Algumas dicas para manter a alimentação saudável nas férias de verão:

– procure ter uma rotina com horários certos para realizar suas refeições;

– mexa-se, procure realizar uma atividade física que lhe agrade, caminhar e pedalar ao ar livre, aproveitando a temperatura agradável e o visual, são boas opções;

– prepare sua alimentação em casa, convide as crianças para participar da preparação do prato. Isto desperta o interesse pelos alimentos;

– beba bastante líquido, para repor o que perdemos através da transpiração. Opções são: sucos combinando frutas variadas, preferencialmente da estação, vitaminas com extrato de soja, frutas, aveia, linhaça, quinua ou amaranto, água de coco e água mineral;

– neste período é comum nos sentirmos sem vontade de comer, pois há uma desaceleração do metabolismo, por isso não encha o prato, consuma alimentos de fácil digestão como: saladas cruas, legumes cozidos, proteína de soja. E lembre-se de se alimentar de três em três horas;

– para a sobremesa, opte por opções refrescantes, como: gelatinas, sagu e sorvetes ou picolés de frutas;

– nos intervalos das grandes refeições, pode-se optar por: barras de cereais, frutas secas, sementes oleaginosas (castanha do Brasil, castanha de caju, amêndoas, avelãs, nozes, pistache e amendoim) e iogurte de soja;

– prefira os alimentos integrais, utilize pão integral e biscoitos integrais nos lanches; arroz integral ou macarrão integral podem ser utilizados em diferentes preparações no almoço e jantar; aveia, granola e semente de linhaça para incrementar o café da manhã e os lanches;

– para quem deseja perder peso é interessante preferir as versões light dos alimentos, já que são reduzidos em calorias;

– abuse de saladas de vegetais coloridos, adicionando azeite de oliva extravirgem orgânico.

Seguindo essas dicas a diversão nas férias estará garantida!

Fonte:  Mundo Verde

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