Pesquisadores desenvolvem tecido que ajuda no combate ao câncer

Tecido biodegradável pode ser usado na consolidação pós-cirúrgica.
Objetivo seria evitar tratamentos de radioterapia.

Um novo tecido de nanofibras absorvível pelo organismo, que pode ser empregado com remédios contra tumores, permitirá fazer tratamentos locais para combater o câncer, segundo explicou em comunicado a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC).

Pesquisadores do Hospital Sant Joan de Déu e da UPC, desenvolveram o tecido, que serve para que os cirurgiões possam cobrir, durante a intervenção para retiradada do tumor, a zona operada para eliminar os restos tumorais que possam ter ficado.

Segundo explicou a UPC na nota, este sistema de administração local do tratamento antitumor é menos tóxico e mais efetivo que o habitual tratamento de consolidação pós-cirúrgico, a radioterapia.

O tratamento consiste na colocação da membrana no leito cirúrgico depois da extração do tumor, para que atue diretamente na região afetada com altas concentrações de fármaco.

Os pesquisadores provaram a eficácia deste novo sistema de administração do tratamento antitumor em animais e iniciaram os trâmites para obter a autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), e assim poder iniciar as fases pré-clínica e clínica de seu primeiro fármaco orientado ao tratamento dos Sarcomas de Tecidos Brandos (STS).

O câncer é a doença que causa mais mortes infantis em toda Europa: anualmente, morrem 3.000 menores de 14 anos na Europa.

Estima-se que no mundo todo sejam diagnosticados 250 mil novos casos por ano, 90 mil deles não aguentam o tratamento e morrem.

FONTE: G1

Leave a comment

Your email address will not be published.


*