Pilates: muitos benefícios e poucas contraindicações

Pilates Day é um encontro anual, que celebra o método em todo o mundo e visa ampliar o conhecimento sobre os diversos benefícios que buscam alcançar o equilíbrio do corpo e da mente, desenvolvendo corpos fortes, alongados e flexíveis. Em Fortaleza, mais de quarenta estúdios que oferecem os exercícios como ferramenta na conquista da saúde e bem-estar reuniram-se para ofertar aulas gratuitas. Em sua quarta edição, o evento ocorreu no último dia 20 e contou com grande participação da população, com crescente aumento do número de participantes desde a primeira edição, seja de estúdios, instrutores e da comunidade.

Os participantes puderam conhecer mais sobre as abordagens e experienciar benefícios de melhora na postura, flexibilidade, tônus muscular, ganho de força e resistência

Mais de 100 profissionais especialistas em pilates, fisioterapeutas e educadores físicos, desenvolveram aulas específicas em nove modalidades para atender as necessidades e condições de pessoas de todas as idades e perfis, incluindo gestantes, pessoas com patologias de coluna, sedentários e esportistas. Como o método possui poucas contraindicações, as aulas eram abertas para quem nunca tinha praticado e até para praticantes avançados. Foi realizada triagem para direcionar o participante em qual modalidade se inserir, respeitando aptidões e características físicas e de saúde.

Foram 27 aulas de nove modalidades (pilates para iniciantes, crianças, avançado, magic circle, gyrokinesis, pilates com bolas, neopilates, suspenso, SupPilates). Os participantes puderam conhecer mais sobre as abordagens e experienciar benefícios de melhora na postura, flexibilidade, tônus muscular, ganho de força e resistência, contribuindo na harmonia corporal, no equilíbrio corpo e mente, bem como na redução de quadros dolorosos, melhora na qualidade do sono, na coordenação motora e na consciência corporal.

 Fonte: O Povo