Qual a diferença entre Osteopatia e Quiropraxia?

A Quiropraxia é uma ciência médica que tem como objetivo diagnosticar, prevenir e tratar desordens do sistema neuro-músculo-esquelético – ou seja, dores cujas causas estão relacionadas ao sistema músculo-esquelético (sobretudo a coluna vertebral).

Já a Osteopatia foca no paciente como um todo, procurando identificar a origem das dores – que nem sempre são resultantes do sistema músculo-esquelético, como vísceras, artérias, ligamentos, fáscia e outros – para, em seguida, indicar o melhor tratamento naquela condição específica do paciente.

Assim como a Quiropraxia, na Osteopatia todo o tratamento é feito por técnicas manuais, sem o uso de medicamentos, intervenções cirúrgicas ou tratamentos agressivos ao corpo humano.

Qual é o melhor tratamento para dor: Quiropraxia ou Osteopatia?

Responder qual o melhor tratamento sem um exame mais profundo de cada indivíduo não é fácil.

Como o tratamento na Quiropraxia é um pouco mais específico nas dores ligadas ao sistema nervoso, o mais recomendado é que as pessoas que ainda não sabem qual profissional procurar, primeiro marquem uma consulta com um Osteopata.

Apenas a partir de uma análise mais detalhada do corpo e das informações fornecidas pelo próprio paciente, o Osteopata poderá dizer se Quiropraxia será necessária ou não.

Fonte: Diego Osteopata