Reality show vai mostrar como criar um negócio de sucesso na internet

Entrou no ar dia 24/04 o reality show “Impulso Digital”, que vai mostrar aos empreendedores brasileiros como criar um negócio online de sucesso.

Com duração de 10 meses, o projeto vai registrar passo a passo a história de um empreendedor que contará com a ajuda de especialistas em diversos temas (como finanças, gestão, logística e marketing, entre outros) para dar um impulso na sua loja virtual.
Alcyr Ferreira Neto, proprietário da loja de produtos para o lar Empório do Lazer, será o protagonista dessa transformação. Seus erros, acertos e desafios do dia a dia serão registrados em diversos canais (incluindo vídeos, blog e redes sociais) e tudo o que ele aprender vai ser compartilhado com os empreendedores em suas casas, auxiliando todos a levar seus negócios online para um novo patamar.
Assista ao primeiro episódio: 
video
Para assistir o vídeo acesse goo.gl/5dcCjK

Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2014, três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio.

No entanto, assim como Neto, muitos patinam na hora de fazer sua empresa decolar. De acordo com o IBGE, quase metade das empresas brasileiras fecha antes de chegar aos três anos da existência.
O Impulso Digital tem como objetivo mostrar que, com conhecimento e com as ferramentas certas, é possível vencer sobreviver e, melhor ainda, ter sucesso.

Colocando a casa em ordem

Neto foi escolhido para protagonizar essa história porque tem muita vontade de fazer seu negócio dar certo, mas sabe que é preciso buscar qualificação e fazer melhorias nos seus processos para chegar lá.
Embora administre uma loja física há 10 anos, ele se sentiu perdido quando decidiu colocar seus produtos na internet, três anos atrás. “Vender na loja virtual tem muitas variáveis. É bem mais complexo do que na loja física”, diz Neto.
Os problemas que ele enfrenta são comuns a muitos empreendedores. Ele confia muito em seu feeling e acaba não utilizando metodologias para administrar o negócio de maneira profissional. Isso sem contar que, na correria do dia a dia, ele mistura as finanças pessoais com as da empresa e não sabe quais são as melhores estratégias de marketing para atrair novos compradores e vender mais.
 “O Neto é cheio de vontade de crescer, mas falta informação e ferramentas para ajudá-lo nesse processo”, aponta Marcelo Varon, gerente geral de Marketing e Vendas do UOL HOST.
Para ajudá-lo nessa jornada de aprendizado, Neto contará com o apoio de alguns dos melhores especialistas em negócios online do mercado. A cada novo tema abordado, entra em campo um time de elite para aconselhar e dar tarefas para o empreendedor. Entre eles, estão o co-fundador e co-COO da Mobly, Marcelo Marques, e o sócio e CMO do Belezanaweb.com.br, Lucas Mendes.
Ele também terá a seu lado durante todo o projeto um mentor, In Hsieh, que participou do processo de criação do Submarino, um dos maiores varejos online do Brasil, e que, mais recentemente, criou as startups de e-commerce Baby.com.br e a 4vets.com.br.
E o primeira conselho de Hsieh para Neto é manter a calma e controlar a ansiedade. “Ao longo da minha carreira, tive vários momentos parecidos com esse que o Neto está vivendo, de querer fazer tudo. É natural. Mas é fundamental ter foco”, diz.
Segundo Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos e consultor da primeira etapa do Impulso Digital, que foca em Diagnóstico e Planejamento, essa é a principal dificuldade da maioria dos empreendedores. “É preciso enfrentar um desafio por vez. Assim, a chance de dar o próximo passo aumenta significativamente. Ter foco é uma arte”, diz.
Neto sabe que tem muito trabalho pela frente, mas está pronto para encarar a jornada. “Eu sabia que precisava aprender mais, me especializar. Com o Impulso Digital, vou saber navegar melhor nesse mundo e realizar meus sonhos”, diz o empreendedor.
FONTE: Ecommerce UOL

Leave a comment

Your email address will not be published.


*