TRANSFORME O HORÁRIO DE VERÃO EM ALIADO DE SUA SAÚDE

Os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste já tiveram tempo mais do que suficiente para se adaptar ao horário de verão, que entrou em vigor em meados de outubro. Já é hora de começar a aproveitar melhor o tempo a mais de luz no finalzinho do dia – praticando exercícios, por exemplo.

Não precisa ser na academia, não. Parques, ruas e praias são ideais para caminhar ou até mesmo correr enquanto o sol de põe. E o melhor: além de gratuitos, eles permitem um maior contato com a natureza. São ainda, uma oportunidade de convívio descontraído com colegas de trabalho, que podem se organizar em grupos de corrida, por exemplo. Andar de bicicleta, patinar ou praticar esportes coletivos, como vôlei e basquete, podem ser ótimas opções.

“Os exercícios físicos podem ajudar a evitar doenças crônicas, como hipertensão arterial, diabetes e problemas cardiovasculares. Contribuem ainda para a socialização e controle do estresse”, destaca a nutricionista Bianca Masuchelli Chimenti, da clínica BKNR Prevenção e Saúde, em São Paulo. “São momentos de lazer únicos.”

Caminhada e corrida estão entre as atividades físicas mais simples e populares. Para praticá-las só é necessário ter disposição, usar roupas confortáveis e um tênis que proteja as articulações. Mas, antes, tome alguns cuidados básicos. “Procure um clínico geral e faça exames para avaliar a sua saúde”, recomenda Bianca.

Antes de iniciar exercícios, procure orientação também para saber a melhor forma de praticá-los. Isso evitará problemas musculares ou mesmo danos à coluna resultantes de atividades malfeitas.

Mas não adianta caprichar no esporte e relaxar na alimentação. Aproveite o entusiasmo dessa nova fase para comer de maneira mais saudável. “Faça seis refeições fracionadas ao longo do dia, coma três porções de frutas, cinco de legumes e verduras e beba pelo menos oito copos d’água”, aconselha a nutricionista.

Aproveite e coloque Becel no seu dia a dia. Os produtos da marca fazem bem para o coração, pois previnem o colesterol, são enriquecidos com vitaminas A (importante para a visão), D (ajuda na formação dos ossos) e E (antioxidante).

Os efeitos de uma vida saudável ficam claros logo. “A pessoa sente mais disposição e evita doenças crônicas”, diz Bianca. Agora, nada de restringir esses hábitos saudáveis só a esta estação. Mesmo após o fim do horário de verão, continue se exercitando regularmente. Você perceberá reflexos em sua saúde durante o ano todo.

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FONTE: Portal Vital

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