Você conhece a Yogaterapia?

A Yogaterapia é uma prática milenar que trabalha corpo, mente e respiração a fim de harmonizar a vida. Ele se tornou popular nos últimos anos aqui no lado ocidental do planeta e hoje o encontramos na maioria das academias e casas especializadas.

As posturas praticadas, chamadas de Asanas, auxiliam no equilíbrio entre corpo e mente e promovem o bem-estar de seus praticantes.

Para nos ajudar ainda mais, existe uma vertente da atividade que cresce a cada dia e visa prevenir e aliviar problemas específicos através da posição corporal: a yogaterapia.

No texto de hoje, vamos falar mais sobre a yogaterapia: para quem é indicada? Quais os benefícios que ela traz? Como alcançar melhores resultados? Continue acompanhando!

O que é a yogaterapia?

Utilizando movimentos corporais e de respiração, técnicas de meditação e relaxamento do yoga tradicional, a prática visa tratar patologias específicas, tanto psicológicas quanto físicas. Os exercícios praticados são adequados à condição de cada pessoa que, após a prática, terá autonomia para realizá-los quando sentir necessidade.

Como ela é praticada?

Primeiramente, o interessado deve passar por uma primeira aula, que será sua avaliação. Nela, conversará com o instrutor para dizer quais são seus objetivos e se existe alguma dor ou desconforto físico ou psicológico que deseja curar.

A partir daí, é colocado em uma turma com objetivos similares ou atendido particularmente, de acordo com o diagnóstico do profissional que o avaliou.

As sessões levam, normalmente, de 30 a 60 minutos e nelas são ensinadas as posturas, os métodos de respiração, relaxamento e meditação, que devem ser seguidas conforme orienta o instrutor.

A compreensão por completo das posturas e exercícios é importante, pois, posteriormente, o aluno deverá praticar em casa sempre que achar preciso.

Quais são os benefícios para a saúde?

Com nossas rotinas agitadas e turbulentas, prestar atenção nos sinais que o corpo emite é fundamental. Normalmente, uma dor ou desconforto pode ser um alerta de que algo não está funcionando corretamente.

O princípio do yoga é, justamente, a consciência corporal e a não violência, conceitos que auxiliam a cura de inúmeras doenças físicas e emocionais.

A prática ajuda a amenizar dores musculares, ansiedade, estresse, depressão, problemas respiratórios, como asma e bronquite, pressão alta, enxaqueca, obesidade e problemas na coluna.

Por ser um exercício de baixo impacto e muito completo é importante sabermos que não é preciso ter habilidades corporais para desenvolver os movimentos da yogaterapia.

A yogaterapia é uma excelente técnica alternativa para balancear corpo e mente. Dessa forma, é possível observar uma grande melhora no tratamento de doenças, além de obter mais sabedoria e paciência para lidar com elas.

Dessa ligação entre matéria e psique resulta uma vida mais equilibrada e feliz.

Mas lembre sempre: consulte um médico e tenha a yogaterapia como um exercício complementar. Sempre siga as instruções dos especialistas!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esta terapia adicional, que tal conferir algumas técnicas de relaxamento para o corpo e a mente?

 Fonte: iQuilibrio