Estamos na era do conhecimento e tecnologia, a cada momento no mundo globalizado as informações se alteram, as interações empresariais mudam e a própria vida humana muda. Assim, é fundamental reconhecer a importância da comunicação organizacional e desenvolvê-la de maneira clara, precisa e capaz de acompanhar essas mudanças. A qualidade da comunicação influencia diretamente nos relacionamentos profissionais, sejam entre colegas de trabalho, gestores e subordinados, permitindo que os resultados entregues sejam melhores.

A comunicação empresarial é a forma como as organizações se comunicam, com ambiente externo, comunidade, clientes e fornecedores. A comunicação é fundamental para a organização sobreviver e ter um bom relacionamento com esses diferentes públicos. Mas ela só se dá através do processo de interação e entendimento de seus elementos. Essa interação e feito por pessoas e para pessoas, com isso é necessário e importante que estas procurem desenvolver sua comunicação, ampliando suas possibilidades de negociação, expressão e evolução profissional e individual. Ao desenvolver a comunicação, o individuo e empresas promovem a integração entre sujeitos, auxiliando no sucesso dos projetos e entendimento das informações. Essencial para melhora na produtividade dos colaboradores, o papel da comunicação envolve querer, planejar e criar objetivos para atingir os objetivos desejados. Ela compreende uma série de ferramentas que promovem o entendimento e internalização de missões, visões e valores, planos estratégicos, ações táticas e procedimentos operacionais. A comunicação é uma ferramenta que promove sinergia para alcançar os resultados almejados e, quando estudada e desenvolvida, auxilia na integração entre as pessoas.

MINISTRANTE

  • Profa. Espec. Silvia Regina do Prado Amaral

Psicóloga, formada pela Universidade Federal do Paraná com especialização em Dinâmicas dos Grupos pela SBDG; Especialização em Gestão de Pessoas; Curso The Coaching Clinic – Corporate Coach U. Curso de Análise Transacional (AT202) pela UNAT Brasil para a Área Organizacional. Experiência nos subsistemas de RH; Coordenação de Seleção e em programas de Treinamento e Desenvolvimento nas áreas técnica e comportamental. Consultora em gestão de pessoas, avaliação de perfil, assessment, diagnóstico organizacional e desenvolvimento de líderes e equipes. Professora do curso de Psicologia Organizacional na Faculdade Inspirar.

CONTEÚDO

  • Fundamentos da comunicação organizacional, conceitos, histórico, contrato e abrangência;
  • Processo e conhecimento sobre comunicação; Argumentação, negociação, análise e gestão de conflitos;
  • Elementos e sistemas de comunicação utilizados nas organizações: canais, mídias internas e externas e novas tecnologias;
  • Agentes de mudança, perfis e papeis dos diferentes comunicadores dentro das organizações;
  • Seleção e estruturação de conteúdos verbais e escritos: introdução, desenvolvimento e conclusão; Definição do que é indispensável, importante e útil.
  • Pensar a forma da comunicação em função do conteúdo, do público-alvo e contexto;
  • Avaliar as questões relativas à dinâmica das reuniões, tipos, objetivos, tempo, pauta, organização, contexto e pessoas.
  • Avaliar as questões relativas à dinâmica dos comunicados internos, atenção a necessidades especificas e escrita.
  • Avaliar as questões relativas à dinâmica do processo de feedback e feedforward,
  • Seminários construção do significado do discurso
  • Seminários estratégias de avaliação e melhoria contínua da comunicação nas empresas.
  • Apresentação de textos de comunicação, clareza, organização e transparência.
  • Avaliação 01
  • Avaliar as questões relativas à dinâmica da delegação, exercitar situações de delegação.
  • Avaliar as questões relativas à dinâmica do processo de coaching. Postura de Coach e Coachee
  • Simulação e análise de sessão de Coaching
  • Exercícios. Debate de comunicação – Defesa e argumentação
  • Estudo de caso: A comunicação da empresa X
  • Prova de avaliação; Correção da prova junto com os discentes
  • Exposição trabalhos: Comunicação /1o Workshop

PÚBLICO-ALVO

Alunos das series finais do ensino fundamental; ensino médio e graduações. Pessoas interessadas em desenvolvimento da comunicação, comunidade em geral.

CARGA HORÁRIA

30 horas

DATA DE INÍCIO DO CURSO

  • Início em 10 de Abril/2018 – Todas Terças e Quintas-feiras

DIAS E HORÁRIOS

  • 10 e 12 abril
  • 17 e 19 abril
  • 24 e 26 abril
  • 03 de maio
  • 08 e 10 maio
  • 15 e 17 maio
  • 22 e 24 maio
  • 29 de maio
  • 05 e 07 junho
  • 12 e 14 junho
  • 26 e 28 junho
  • 10 e 12 julho

Horário das 18h às 19h, Terças e Quintas.

Atenção: 12 horas serão utilizadas para atividades extra classe, visitas, palestras, atividades voltadas ao tema Comunicação Organizacional.

MATERIAIS DE APOIO ENTREGUE AOS ALUNOS

  • Bibliografia especializada compilada por disciplina em meio digital;
  • Apresentações em slides das disciplinas realizadas, para estudos e consolidação dos conhecimentos.

Atenção: O aluno deverá trazer caderno para anotações.

OBSERVAÇÕES GERAIS

*A Faculdade Inspirar se reserva ao direito de substituir qualquer um dos professores do quadro docente, em função de impedimento gerado por força maior, podendo ser substituído por outro profissional com a mesma qualificação técnica e titulação acadêmica.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Conhecimento Prático / Professores Experientes / Aulas Dinâmicas / Excelente Infraestrutura / Curso Certificado

INVESTIMENTO

Evento gratuito.

INSCRIÇÃO – RESERVE JÁ SUA VAGA AQUI!!!

LOCAL DO CURSO

Faculdade Inspirar
Rua Inácio Lustosa, 792 – Bairro São Francisco – Curitiba-PR

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