Faculdade Inspirar

Uma história de Dedicação à Qualificação do Profissional

foto11Criada em 1996 em Curitiba/PR, a Inspirar é a conseqüência da expansão do Instituto do Pulmão, que, além de uma clínica, já era um centro de estudos e tinha como propósito a integração entre paciente e profissional. O Instituto do Pulmão foi criado no ano de 1995 para, nas palavras do fundador, Dr. Esperidião, “ser um ambiente que não se resumisse a uma clínica, mas sim para ser um centro de estudos que tivesse como característica principal atrair a educação para o paciente”.

Nesse mesmo ano, o Dr. Marcelo Márcio Xavier a – juntou- se ao grupo e, devido ao crescimento dos trabalhos, o Instituto do Pulmão se subdividiu, surgindo assim a Inspirar – Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Fisioterapia. Como resultado do intenso trabalho deste Centro de Estudos, a Inspirar, no ano 2000, já contava com Cursos de Extensão e de Pós-Graduação nas mais diversas áreas da Saúde, passando a chamar-se Inspirar – Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde.

Somados aos eventos promovidos pelo antecessor Instituto do Pulmão, a INSPIRAR já promoveu mais de 1.000 Cursos de Extensão e 300 Cursos de Pós-Graduação com os mais diferentes temas, em quase duas décadas de existência, atualizou mais de 10.000 alunos em Cursos de Extensão e formamos mais de 3.000 alunos em Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

Em dezembro de 2010, o Inspirar – Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Saúde, torna-se FACULDADE INSPIRAR, credenciada pela Portaria Ministerial nº 1.385, de 08 de dezembro de 2010, publicada no D.O.U. de 09/12/2010, página 28, seção 01.

O Grupo Inspirar está presente em mais de 10 estados brasileiros (RS / SC / PR / SP / ES / MG / MT / PE / CE / PA / RR). Foi considerada em 2013 e 2014, a principal rede de franquia do Brasil em treinamentos/cursos na área da saúde pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (Anuário 2014/2015 – 1000 Franquias para você investir; pág. 154).

A rede possui como características marcantes, o atendimento diferenciado ao aluno em uma infraestrutura moderna, aliada a professores de referência no mercado e com conteúdos atuais, trazendo a vivência do mercado para dentro da sala de aula.

Missão

Promover o acesso ao conhecimento e a formação de pessoas com responsabilidade e excelência.

Visão

  • Solidificar a marca Inspirar como Instituição de Ensino Superior no Brasil;
  • Colocar-se entre as melhores franquias de Pós-Graduação e Extensão do Brasil.

Valores

  • Comprometimento;
  • Dedicação à educação;
  • Profissionalismo;
  • Qualidade;
  • Responsabilidade Social;
  • Estética da sensibilidade;
  • Política da igualdade;
  • Ética da identidade;
  • Interdisciplinaridade;
  • Contextualização;
  • Flexibilidade.

Objetivos

I. Estimular o desenvolvimento cultural e o espírito científico da comunidade acadêmica;

II. Certificar nas áreas de conhecimento de gestão e saúde indivíduos aptos para atuar no mercado de trabalho;

III. Colaborar na formação contínua, destes indivíduos, incentivando o trabalho de pesquisa e de investigação científica com o objetivo de estruturar melhorias para a sociedade na qual está inserido;

IV. Promover a divulgação de conhecimentos técnicos, científicos e culturais através do ensino, utilizando diversas ferramentas de comunicação;

V. Integrar os conhecimentos adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento possibilitando a concretização do aperfeiçoamento profissional e cultural;

VI. Estabelecer uma relação de reciprocidade com a sociedade identificando o conhecimento e gerando ações para minimizar os problemas sociais regionais e nacionais;

VII. Desenvolver a extensão enquanto processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, que promove a interação transformadora entre a IES e outros setores da sociedade;

VIII. Cooperar no processo de construção de valores sociais voltados para a conservação do Meio Ambiente, para a Educação em Direitos Humanos, para a divulgação da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

Princípios

  • Estética da sensibilidade
  • Política da igualdade
  • Ética da identidade
  • Interdisciplinaridade
  • Contextualização
  • Flexibilidade
  • Educação como processo de formação na vida e para a vida, a partir de uma visão de sociedade, trabalho, cultura, educação, tecnologia e ser humano.