SUPORT SERVICE DIAGNOSIS AND THERAPY (SSDT): COMPLY WITH THE REALIZATION OF MRI AND CAT SCANS 

Alessandra Ocraska1, Evandro Graciano2, Fernanda Teixeira3, Laís Brassanini4, Patrícia Scremin5 e Wilson Miccoli6

1Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil)e-mail: ocraska4@hotmail.com

2Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil) e-mail: evandro_graciano@hotmail.com

3Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil) e-mail: fernanda.ft@live.com

4Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil) e-mail: laisbrassanini@gmail.com

5Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil) e-mail: pattyscre1979@hotmail.com

6Orientador da pesquisa realizada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar da Faculdade Inspirar (Curitiba/ Paraná/ Brasil) e-mail: miccoliw@hotmail.com

RESUMO

O Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT) participa dos atendimentos de urgência e de rotina com a finalidade de apoiar ao diagnóstico de infecções e afecções, por meio dos procedimentos terapêuticos. Visando otimizar o serviço para o cumprimento da agenda de exames de Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, o trabalho apresenta uma pesquisa documental e bibliográfica. A análise é fundamentada através dos relatórios diários do setor de agendamento e dos relatórios de exames realizados no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapia em uma instituição privada de saúde. Através da ferramenta Diagrama de Ishikawa foi possível verificar erros nos processos, dentre as causas levantadas, a mais relevante foram as informações incorretas repassadas aos clientes. Neste sentido, o trabalho baseia-se em mostrar a importância de um fluxo estruturado, de um agendamento correto e sua contribuição para maior lucratividade institucional. Para o acompanhamento e aperfeiçoamento deste fluxo foram realizados levantamentos de dados e deverão ser ministrados treinamentos voltados à qualificação dos colaboradores.

Palavras-chaves: SADT, Agendamento, Imagem e Treinamento.

ABSTRACT

Support Service Diagnosis and Therapy (SSDT) is part of the urgent routine attending in order to diagnose infections and diseases, subsidizing treatments through therapeutic procedures. In order to optimize the service to fulfill the agenda of Computed Tomography and Magnetic Resonance, this paper presents a documentary and bibliographic research based on analysis of daily reports of scheduling service and reports of examinations in diagnostic support service and therapy done inside of a private health institute. It was verified based on strategic studies some possible mistakes regarding the process, among those verified mistakes, the most relevant one is the information given in error to the patients. Regarding this matter, studies are based on the importance of a structured order, a proper and accurate scheduling and its contribution to increased institution’s profit. For monitoring and improving this flow data surveys were conducted and training directed to the qualification of the employees should be taught.

Keywords: SSDT, Scheduling, Imaging and Training.